terça-feira, 27 de setembro de 2011

O ultimo grito da confeitaria: CUPCAKES.

Hoje vou falar de Cupcakes! (pra quem me conhece deve estar pensando: "Ô novidade!" ¬¬')
Essa delícia eu conhecia mais "de vista" pois era muito difícil eu comer um cupcake (na verdade só me lembro mais de comer muffin). Mesmo assim a sua beleza sempre me encantou (sim os cupcakes são tão lindos quanto gostosos) e há pouco tempo resolvi me aventurar a fazê-los (visto que em minha cidade é difícil encontrá-los, e quando se acha não é tão bem feito). Vou começar falando de tudo o que aprendi sobre cupcakes com pesquisas na internet e em apostilas e depois conto a minha "saga" na cozinha.
Pra quem não sabe ou não está familiarizado com o assunto, cupcake é um pequeno bolo, parecido com muffin (mas são diferentes, já que a massa do muffin é um pouquinho mais "pesada", menos doce e ele não é decorado) e sua massa é delicada, semelhante à dos bolos comuns, geralmente assado em forminhas de papel plissado (como as forminhas de brigadeiro, só que bem maiores) e decorados das mais diversas maneiras.
O termo "cupcake", de acordo com a Wikipédia, é comum nos Estados Unidos, Canadá, Africa do Sul e Austrália; já na Inglaterra o termo usado é "fairy cake" (bolo de fadas, que fofo *_*). Suas coberturas são as mais variadas, como creme de manteiga (buttercream), glacê, pasta americana, chocolate, nutella, geléia... Mas o mais importante é soltar a criatividade e caprichar, pois não só de sabor "vive" um cupcake, mas também de beleza.
No Brasil ficaram famosos à pouco tempo e já começaram a virar mania em festas e eventos dos mais variados tipos. Pude notar que o cupcake é uma iguaria, digamos, "flexível", ou seja, adaptável a qualquer ocasião. Confeitando-o de modo alegre, com muitas cores, granulados etc, tornam-se perfeitos para aniversários.

Dá também para fazer combinações de coberturas, confeitando com glacê, por exemplo, e colocando os detalhes com a pasta americana... Dependendo do capricho e colocando-os numa caixinha, viram presentes perfeitos!
Bem, munida de diversas informações criei coragem e fui para a cozinha! Confesso que temia que não desse certo, não sou um fracasso como cozinheira, mas achei que fazer os cupcakes seria um pouco demais... Como nunca tinha feito não quis arriscar com uma receita tradicional da massa.
Ah, a minha opinião pessoal sobre os cupcakes? HUmmm, se alguém quiser assar uma fornada deles, de chocolate com cobertura de brigadeiro, pode me convidar para o lanche da tarde, tá? Sim, tudo de chocolate mesmo, não quero dar trabalho. Reparem não, é que eu sou uma moça bem simples mesmo. Obrigada, beijos.

Fabiana Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário